INTERCÂMBIO,  VIAGEM

15 fatos sobre a Índia que você gostaria de saber

Hoje completa um mês que estou morando na India. Rápido né? Louco eu diria.  Mas então vamos lá aos 15 fatos sobre morar na Índia que você gostaria saber por mim:

1. O custo de vida aqui realmente é muito barato. Se tudo que for comprar e converter em reais vai perceber que um funcionário público que recebe uns R$ 6.000,00 por mês aqui é rico! Como sou uma “estagiária” recebo um valor mínimo que eles consideram justo para um estrangeiro viver por aqui. Dependendo da cidade que tu está as 25 mil rúpias são poucas, mas por enquanto estou conseguindo levar. O valor de 1 rúpia indiana vale mais ou menos 5 centavos no Brasil, ou seja 1 real aqui é 20 rúpias, preço que pago por uma garrafa d’água de 1 litro por exemplo.
2. Os indianos são porcos. Jogam lixo no chão sem culpa. Não se importam com o mau cheiro das ruas, inclusive o deles mesmo. Desodorante aqui passa longe! Ah eles não usam papel higiênico mesmo, mas isso é um costume oriental, a maioria dos banheiros tem um chveirinho ou uma torneira do lado do vaso sanitário. E se tu pensa que banho é algo essencial todo dia pode desconsiderar essa hipótese. Higiene definitivamente não é o forte deles. Sabe aquele faxinão de domingo que nossa mãe faz quando tá inspirada? Passa longe! Mal tem vassoura por aqui, eles tem o costume de usar uma vassourinha e se agachar para varrer.


3. Eles também são péssimos motoristas. Pisca alerta acho que nem sabem que existe, o espelho retrovisor já vi MUITOS que andam com os laterais fechados. A regra é clara: se tu não buzina, não dirige! As motos são a grande maioria é nelas cabem sim 2, 3 e até 4 pessoas. Já vi família, papagaio e passarinho andando , não me pergunte como! Acabei percebendo que a maioria dos carros são batidos na traseira por conta do trânsito caótico que existe aqui. Por esse motivo o silêncio é bem difícil. Se acostume com a buzina, com os gritos, com o falatório interminável e extremamente rápido que eles têm.


4. Não existe povo mais curioso, mal educado e intrometido. Te olham como se fossem te comer, e julgam com os olhos todos aqueles que não são semelhantes. Eles perguntam tudo sobre tua vida inclusive quanto tu recebe, o que trouxe pra comer, porque chegou atrasada, porque come carne, porque usa o cabelo assim, como tu lava o cabelo, porque isso, porque aquilo. Definitivamente não são o tipo de povo acolhedor para estrangeiros.
5. A tecnologia reina. Todo mundo tem smartphone com grandes telas. Inclusive no metro uma grande parte assiste filme, novela e videoclipe super conectados com seus fones no ouvido. Ah e pra quem pensa que as pessoas não têm modelos recentes, sinto muito querido, iPhone 6 é mato! Apesar da pobreza em maior parte,  já vi muito carrão importado, camionete 4×4 e até limusine.
6. A língua deles é engraçada. Na verdade como a maior parte do tempo não estou entendendo nada , nunca sei se estão falando normal, brigando ou brincando. Porque a entonação de todos os diálogos parece a mesma. Eu já disse que gritam né? E como gritam!!! O hindu é considerada a língua oficial, o inglês como segunda, mas por todo o  país a Constituição da Índia reconhece 22 línguas oficiais. Como muitos já sabem o inglês dele é dificílimo. Tem um sotaque absurdo e no inicio tu chega aqui sem entender nada. Além dos erros ortográficos, gramaticais e palavras repetidas excessivamente como ONLY, ITSELF, HAD LUNCH, OTHERWISE… (piada interna com os brazucas morando na índia)

Homens de mãos dadas por aqui é super comum


7. O país do kamasutra é cheio de tabus. Ainda existem sim casamentos arranjados e pelo que ouvi falar a história das castas foi meio abafada mas no fundo reina nas cidades mais pequenas. Marido e mulher mal se encostam caminhando na rua mas os homens se abraçam muito e chegam a andar de mãos dadas. Falar de sexo imagina, é falta de respeito. Homossexuais existem e MUITOS, mas o preconceito impera, logo não se manifestam muito perante a sociedade, mas nas festas o pessoal se revela mesmo. Beijar em público, nossa, nunca. É até estranho tu ir em algumas baladas aqui e não ver ninguém se agarrando num canto.

Templo com muito ouro

8. Por um lado o país é rico, riquíssimo. Nos detalhes de cada monumento, nos templos sagrados, na arquitetura antiga, e na devoção pela religião. É tudo de uma pureza e uma reverência inigualável. Acho muito bonito essa fé que eles têm nos deuses e na doutrina que a religião obriga eles a seguir. A vaca, os macacos, elefantes e os ratos são animais sagrados pois conviviam com os deuses. Por isso andam livres e feri-los é um crime! Quem dirá comer.

Vacas vivem livremente pela cidade

9. Por outro lado nunca vi uma pobreza tão miserável como essa. Muita gente mora na rua, dorme no meio do lixo, dos bichos e dos ratos. As crianças andam sujas, peladas e sempre estão te pedindo moedas. E fazem aquele olhar de gatinho do Shrek que te corta o coração! Os dalits existem sim e andam de cabeça baixa mal te olhando nos olhos. A mão de obra deles é muito barata e por esse motivo trabalham demais!
10. Eles têm um quê de muambeiro também viu? Nova delhi é um camelo ambulante. Toda esquina tem um vendedor de rua. Seja roupa, comida, bebida, acessórios, eletrônicos, tudo que você quiser eles têm. E como trabalham!!! De domingo a domingo, o comércio não fecha. Não existe aquele dia que a maioria descansa e aproveita com a família. Carrefur, Walmart, Zaffari? Tá louco, super mercados grandes não existem aqui. Existe muito aquilo que chamamos de quitanda, vendinha ou boteco da esquina, onde todo tipo de produto pra comer tu encontra, menos fiambreria.

Comércio aberto até tarde

11. Esse povo aqui não tem noção de espaço. Já falei o quanto eles gostam de se aglomerar? Então pensa num país com 1,4 bilhões de habitantes, agora pensa nessas pessoas indo trabalhar de manhã cedo e pegando o metro, ônibus, carro, rickshaw e moto tudo junto. Pois então. São Paulo é fixinha pra isso aqui minha gente. Já fui esmagada, prensada e quase atropelada diversas vezes. Usar a calçada? Que calçada? Tu anda no meio dos carros, das motos, dos tuk-tuks, quando eles não andam no meio das pessoas claro. Atravessar a rua é sempre uma adrenalina!!


12. E o que falar das roupas indianas? Sim!! Tudo muito colorido. Combinar cor aqui não é problema! A estampa verde combina com vermelho, amarelo, azul, roxo e todo a tabela Pantone. Os mais jovens se vestem da maneira comum ocidental, calça jeans, camiseta, saia, vestidos, nada curto e nada decotado pelo amor de Khrisna!! Tem mulheres que se vestem tipicamente sim, tem aquelas que cobrem o rosto, os cabelos e outras que até andam descalças. Os homens praticamente sempre estão de camisa social e calças, vários usam turbante e sinceramente eu acho muito estilo! Mas na balada tu vê de tudo, desde o short mais curto até o salto mais alto. Pra quem pensa que por aqui isso não existe, tem sim e de monte.
13. E enfim chegamos na comida. Ah a comida! A índia tem a culinária mais rica em temperos e sabores desse mundo. A maioria sim são vegetarianos então pensa que a comida usa e abusa das verduras, condimentos e legumes. De fato a pimenta, a massala e o curry imperam. Descobri que por mais que tu pergunte e peça a comida sem pimenta ela sempre vem apimentada! O estrangeiro que vem pra cá e não tem um piriri é praticamente vir e não ir ao Taj Mahal, sério. O hábito de comer com as mãos é cultural, oferecer um garfo pra eles chega a ser ofensivo e não oferecer a tua comida para todos na sala te faz mal educado. Ele compartilham tudo! Existe muita comida de rua, não parece muito higiênico mas eles comem que é uma beleza! Mas se tu pensa que as grandes empresas de fast food não estão aqui, ah elas estão sim. Mc Donalds, KFC, Domino’s, Burguer King, Subway, Starbucks, Dunkin’ Donuts e por aí vai…

14. Agora vamos falar sobre as festas. Simmmm, eles AMAM um motivo pra festejar, dançar e comer muito, os homens aqui não tem vergonha nenhuma em saber dançar todas as coreografias das mais famosas músicas indianas. Existe MUITA balada aqui, e nós estrangeiros temos o privilégio de não pagar para entrar e muitas vezes nem beber. As músicas vão do pop americano, ao kuduro africano e adoram música  latina também! Sair para dançar aqui é diversão garantida.

Flatmattes na Moonshine

15. Muitos tem um certo pré conceito sobre a Índia e quando tu chega aqui tu vê a realidade de um mega país, que está crescendo cada dia que passa e desenvolvendo uma economia maior que a China! Realmente o povo se deixa levar pelos mitos, pela internet e pela história da carochinha que a fulana acha que sabe. Mas só vivendo a INCREDIBLE INDIA pra saber tudo que se passa aqui.

6 Comments

  • Janaína severo

    Aiiiiiiii minha preta, eu simplesmente AMEI teu blog ! show demais, me senti passeando pela Índia com teus esclarecimentos….
    Parabéns e todo sucesso e experiência pra tiiii meu bem!! #saudades #secuiiiiida

  • Mr. Superfly - Angola

    Olá! Amei ler o seu post. E saber que eles adoram ouvir Kuduro.. Enfim. Trabalho com Indianos agora efectivamente. No entanto, Notei sim que são meio Porquinhos ( sem ofender ). Arrotam na frente de todos a tempo inteiro. Não param de falar. E acredita, com os estrangeiros são muito Falsos. Te usam quando precisam somente de ti e depois não querem mais saber.

    Eu imagino até que eles falam mal da pessoa na frente dela só porque acham que não estou entendendo.

    É incrível isso. Mas eu amo a cultura deles. So é estranho ir almoçar com eles e pegar nos talheres. sinto que ofendo eles fazendo isso. Porque eles comem muito com as mãos.

    São muito inteligentes isso é verdade. Eu trabalho no Departamento de TI. Então vejo muitos engenheiros nessa mesma área.

    Mas enfim. A Cultura Angolana é muito Diferente da deles. Só não gosto o facto de eles não se importarem com as pessoas diferentes da cultura deles. O escritório é bem longe. E eles são do tipo: Não aceitam você sair cedo do escritório quando tem trabalho demais. Eles ficam ai pedindo e insistindo para você ficar. É complicado demais.

    Agora eu estou um pouco mais rigoroso e até me chateio. Mas enfim.

    Gosto de trabalhar por aqui. Eles são realmente incríveis. Tenho uns que são muito chegados a mim e conversamos muito em Inglês. No momento não desejo aprender Hindu. É muito complicado, mas seria uma grande valia.

    Enfim. Amei o Post. Pude confirmar certas coisas que eles fazem por aqui.

  • paulo pinho

    No seus comentários observo que vc morte e a sobra pois chama o povo de porco, fala sobre a pobreza onde tem várias pessoas que vive na rua no diz que um país que está crescendo em que ?

    • William Moraes Corrêa

      Eu amo a Índia. E vou conhecê-la pessoalmente. Tirando a parte do “povo porco”, que eu discordo, amei a postagem. Vou iniciar um projeto cultural para divulgar jovens artistas brasileiros e indianos. O nome será uma homenagem à linda jovem Shary Gairola, da cidade de Rishikesh, norte da Índia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *