Cuidados com as box braids
- Lavar o cabelo 1 vez por semana – Pode ser com shampoo diluído em 1 parte igual de água, ou vinagre de maçã, dependendo do grau de porosidade de cada cabelo. Para o cabelo com baixa porosidade o shampoo e com um grau de porosidade elevado, vinagre de maçã.
Convém não lavar o cabelo mais do que 1 vez por semana, visto que isto pode causar que o cabelo se desmanche mais rápido e dure menos. - Aplicar um óleo leve no couro cabeludo diariamente – O meu preferido é o óleo de coco, como vocês sabem. Optem sempre por um que tenha sido extraído a frio. Aplicar um óleo no couro cabeludo e massajá-lo ajuda a manter-lo hidratado, porém cuidado com a quantidade. Um pouquinho na ponta dos dedos é mais do que suficiente. Outros dos óleos que podem ser aplicados é o óleo essencial de hortelã-pimenta (embora o cheiro seja muito forte), óleo de jojoba e óleo de rícino.
- Hidratar com água – Todos os dias eu borrifo o cabelo com água filtrada para manter o cabelo e o couro cabeludo hidratado. Podem também juntar à água, um creme leave-in, mas cuidado com os resíduos. Escolham um leave-in de textura bem leve.
Ao hidratar diariamente o cabelo, também estamos a ajudar a evitar o aparecimento daquelas coisinhas brancas na raiz do cabelo, que são na verdade os folículos do bolbo capilar. - Fronha e lenço de cetim – O cabelo também precisa de ser protegido na hora de dormir, por isso não se esqueçam de o cobrir com um lenço de cetim ou/e uma fronha de cetim. Isto não só evita o frizz, como também ajuda a produzir um calor saudável no nosso couro cabeludo durante a noite para a produção de sébum natural.
Super indico esse vídeo para dúvidas de como cuidar das tranças.